segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As principais tácticas de Remarketing

As principais tácticas de Remarketing
Por Rui Brás, 10.10.11
Marketing Online

Remarketing is Digital Stalking?


Apesar das reservas morais de alguns marketeers sobre a ética do remarketing, em virtude de funcionar como uma espécie de digital stalking, a verdade é que direccionar publicidade exclusivamente para utilizadores que previamente já nos visitaram é uma prática em franco crescimento.

A razão é simples, está estatísticamente comprovado que a taxa de conversão é superior dado que já existe um awareness prévio.

Um estudo recente da Advertise.com e da SEMPO revelou que anunciantes que recorreram a publicidade em remarketing, experimentaram subidas de CTR na ordem dos 400%.


A partir de um artigo de Joseph Kerschbaum, apresentamos-lhe agora 7 tácticas alternativas e explificativas de como accionar o remarketing:

1. Visitas à sua HomepageEste é o método mais abrangente. Pode exibir anúncios específicos a utilizadores que previamente já visitaram a sua homepage.

2. Visitas a páginas específicas de ProdutosSe tem uma loja online, pode exibir publicidade específica a utilizadores que sabe já terem tomado contacto com produtos específicos da sua loja.

3. Visitas a Landing PagesSe um utilizador visitou uma landing page específica significa que, provavelmente, veio de uma determinada pesquisa. A ideia é capitalizar-se esse comportamento prévio continuando a acompanhar-se a alguém que manifestamente tem algum interesse na nossa oferta.

4. Visitas a Carrinhos de ComprasSe um utilizador chega ao ponto de adicionar produtos ao carrinho de compras é porque definitivamente tem alguma ligação e interesse na sua oferta, certo? Pois bem, se ele não consuma a compra nesse momento, acha que é caso para desistir? Com o remarketing pode insistir e fechar a venda um pouco mais tarde.

5. Visitas a Páginas de ConfirmaçãoO seu produto é perecível ou tem potencial de compras repetidas? Em caso afirmativo, porque não continuar a atingir os utilizadores que até já compraram o seu produto?

6. Visitas a Páginas de Contactos / FAQ'sSe um utilizador procura informação adicional no seu site, como FAQs ou um formulário de contacto, tal demonstra um forte interesse no produto, porque foram proactivos na pesquisa por respostas, mas por alguma razão podem não ter encontrado as mesmas. Pode tentar recuperar estes utilizadores através do remarketing.

7. Visitas a Páginas de Confirmação de Testes Gratuitos ou outras Ofertas sem Custos (Free Trials)
Se oferece algo antes da conversão efectiva (ex: um paper ou um free trial), então pode tentar atingir estes utilizadores, para se tentar efectivar a conversão.

Para os detractores desta prática, que a referem pouco potencialmente enfadonha ou mesmo pouco ética, os apologistas podem responder posicionando-a não como uma intrusão, mas sim como um convite ao regresso:

"Eu preocupo-me o suficiente para o seguir pela net até que repare em mim! Vou ser um pouco persistente porque o meu produto é mesmo o que você precisa! Talvez você não saiba isso ainda!"

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