quarta-feira, 30 de novembro de 2011

(Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012) Cultura e Turismo de mãos dadas

(Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012) Cultura e Turismo de mãos dadas
No próximo ano, Guimarães vai ser palco da promoção da diversidade cultural europeia, recebendo os mais variados artistas e criações. Esta será uma oportunidade única de Guimarães tornar-se um destino obrigatório a nível nacional e internacional.
Pela terceira vez, uma cidade portuguesa recebe o título de Capital Europeia da Cultura (CEC). Depois de Lisboa e Porto, a cidade que viu nascer Portugal vai contar com uma ocasião especial para mostrar o que de culturalmente tem de melhor, reforçar a sua notoriedade internacional e, sem esquecer, de demonstrar a arte de bem receber.
João Serra, presidente do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, explica à Ambitur que o Guimarães 2012 aspira proporcionar “um programa de celebração e confronto de ideias e de atitudes perante a vida. Pretende ser um momento de festa e de participação, onde se partilhem e anteponham memória e nova criação, o que fazemos e o que os outros fazem”.
Para o responsável esta iniciativa tem como objectivo funcionar “como um estímulo forte às relações entre artesanato, arte e pequeno comércio, a novos e reformulados negócios, com um novo impulso à economia criativa na cidade”.
Para receber este “galardão prestigiado”, Guimarães tem-se preparado com as mais diversas iniciativas para o grande momento. Na sua fase de ‘warm up’ inclui-se a formação dos mais diversos profissionais com o programa “Eu Sou Guimarães”, relacionados directa ou indirectamente com a iniciativa; abertura de novos espaços de criação, produção e exibição artística; a regeneração urbana, a cargo da Câmara Municipal, de equipamentos para a arte, o ensino, o design, a ciência e a cultura; acções de sensibilização ou a promoção de vários eventos, entre outros. O responsável da Fundação Cidade de Guimarães espera que a CEC 2012 qualifique o espaço de criação cultural e crie “condições para uma valorização deste destino, ou seja actuará também do lado da procura”.
Visibilidade internacional
A oferta cultural do país é, segundo o Turismo de Portugal, “um dos principais atractivos turísticos de Portugal, forte motivação principal e complemento de visita”. Esta relação simbiótica entre turismo e cultura tem os seus reflexos inerentes. Por exemplo, em 1994, Lisboa foi a primeira cidade portuguesa a ser Capital Europeia da Cultura e, segundo fonte do Turismo de Portugal, esta iniciativa “trouxe várias vantagens ao panorama cultural da cidade e da região, que se consolidaram e lhe permitiram transformar-se num destino turístico-cultural de referência”.
Este evento que Guimarães recebe em 2012 “contribuiu para que se olhasse para a cultura como um recurso valioso não apenas do ponto de vista artístico e criativo, mas também económico, gerador e multiplicador de valor”. Lisboa ganhou assim “visibilidade internacional como destino cultural de referência a nível europeu, mas também Portugal beneficiou, transmitindo uma imagem de país moderno, competente e capaz de organizar grandes eventos”.
É neste sentido, que Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, acredita que a Capital Europeia da Cultura permitirá que Guimarães tenha “uma valorização da oferta turística e a região passará a ter uma oferta de maior qualidade sobretudo mais diversificada. (…) A região ficará dotada de novos equipamentos e estruturas dedicados à investigação e ao conhecimento, ao turismo, à cultura e às artes, que aumentarão naturalmente a notoriedade e a atractividade deste destino turístico, nomeadamente, permitindo emergir novos pólos de interesse e novos recursos turísticos”.
Assim, a Capital Europeia da Cultura 2012 “constituirá certamente um motivo de atracção excepcional capaz de aumentar significativamente o número de visitantes”.
Envolvência local
A realização da CEC 2012 é aguardada com grande expectativa por aqueles que têm negócios directamente relacionados com a cidade de Guimarães, como é o caso do Hotel de Guimarães e do Hotel Fundador, assim como da Quality Tours.
Francisca Carvalho, directora comercial das duas unidades hoteleiras, afirma que a promoção do destino neste âmbito reflecte-se nas expectativas de “maiores taxas de ocupação nas unidades hoteleiras e maior fluxo de pessoas e negócio na cidade”.
Alberto Sousa, responsável de vendas e marketing da empresa de receptivo, sediada em Guimarães, sustenta que a “CEC 2012 revitaliza a economia da cidade e aumenta o sector de actividade turística”, aumentando as vendas dos produtos locais e de serviços relacionados com o sector turístico.
No caso concreto da Quality Tours, o responsável salienta que a empresa turística irá beneficiar com este evento, ao nível de serviços de visitas guiadas, reservas de alojamento, aluguer de carros, como também na venda de produtos tradicionais portugueses na sua loja.
Paralelamente, a empresa turística desenvolveu um ‘kit’ promocional turístico no âmbito da CEC 2012, com informação pertinente, que disponibilizam aos respectivos clientes que vêm conhecer Guimarães. Para além disto, “o que tentamos sempre fazer é inserir nos nossos programas para 2012 as iniciativas que estão previstas para esse ano”.
No próximo ano, o Hotel de Guimarães criará animação musical com jovens artistas da cidade no seu bar, mas também lançará uma nova carta de restaurante que entrará em vigor no dia de abertura da CEC 2012 e terá como tema a iniciativa. Em ambas as unidades hoteleiras, Francisca Carvalho acrescenta que será divulgado o evento aos hóspedes através de ‘flyers’ e vão ser criados “programas específicos para o evento”.

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