Crónica: A Beleza do Algarve fora de época | ||
Para mim a resposta é clara: porque não sabemos vender o Algarve no fora de época. Pior, vendemos como se fosse época alta, continuando a apostar nos segmentos tradicionais, importantes mas não suficientes e sem uma estratégia clara e específica para a época baixa. Como resultado, o Algarve é cada vez mais um destino que funciona apenas 8 meses por ano. O número de hotéis que fecham as portas neste período é cada vez mais significativo e no futuro não tenho dúvidas que é a região que vai fechar para férias forçadas de 4 meses!!! Há quem culpe os novos destinos que surgiram e que levaram do Algarve o turista do norte da Europa que tradicionalmente procurava o Sol & Mar algarvio no Inverno, ignorando que esses destinos são simplesmente mais competitivos que o nosso, neste segmento, durante o Inverno. Há quem culpe a falta de atenção e apoio dado à tour operação, como se ela vendesse o que nós queremos e não o que o turista quer. A grande resposta reside no simples facto do turista ter mudado e o Algarve não. Hoje em dia temos o smart traveller e o Algarve de hoje tem sido tudo menos smart a vender o seu produto no fora de época. A verdade nua e crua é que o Algarve se tem comportado como a história do sapo que está dentro da panela. Ao sentir a água a aquecer cada vez mais opta por não se mexer e aguentar. Conta a história que quando se quis mexer já foi tarde pois estava cozido. Não deixemos então “cozer” o Algarve e vamos ser proactivos para tornar o nosso destino mais competitivo!!! Vamos criar um modelo de desenvolvimento para o Algarve no fora de época para acabarmos de vez com a expressão época baixa. Vamos criar novas motivações centradas no Turismo Activo. Vamos investir em eventos internacionais associados a este tipo de turismo e trabalhar com os parceiros certos que conhecem bem as motivações e exigências deste tipo de turista. Depois, vamos comercializar e promover o produto Algarve fora de época nos canais certos. Dizem-me que isso é um turismo de nicho e eu respondo-vos que os nichos são as novas massas. Que acabou a pesca de arrasto. Que estamos na era da pesca à linha. Dá mais trabalho mas é a única forma de encher a cesta no fora de época. O resto já cá está: a autenticidade do destino, a beleza natural da região, o encanto da gastronomia local e claro, este clima que Deus deu a esta região à beira mar plantada. Por Rodrigo Machaz Director-geral do Memmo Baleeira Hotel, em Sagres |
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Crónica: A Beleza do Algarve fora de época
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